Eu sou a Dra. Carla Kikuchi e sou ginecologista e especialista no cuidado à mulher desde a adolescência até a melhor idade.
A mulher inicia seu ciclo menstrual a partir dos ocorre em geral entre 9 a 16 anos.
Dizemos que se antes dos 9 anos a menstruação foi adiantada (puberdade precoce) e se após os 16 anos consideramos que a menstruação está demorando a vir (puberdade tardia).
E COMO SABER SE MINHA FILHA TERÁ PUBERDADE PRECOCE?
O corpo em geral dá sinais de que a criança terá puberdade precoce. Um dos primeiros sinais é o aparecimento de pelos na região púbica (da vulva da criança). O aparecimento isolado de pelos na vulva sem outros sintomas ou exames normais não fecha o diagnóstico de puberdade precoce.
Precisa estar associado a outros sintomas e sinais como:
- Desenvolvimento do seio (que podem começar a crescer aos 8 anos)
- Um pico de crescimento rápido, mais cedo do que suas colegas
- Odor corporal
- Menstruação antes dos 8 anos
Se aparecer algum desses sinais pode estar a frente de uma puberdade precoce e tanto o pediatra como o ginecologista estarão aptos a realizar o diagnóstico pelo exame do corpo, além de exames de sangue, raio X para idade óssea das mãos e Ultrassonografia pélvica.
E O CICLO MENSTRUAL JÁ COMEÇA JÁ REGULAR?
Os primeiros ciclos menstruais durante os 2 primeiros anos (24 meses) podem ser bem irregulares, ficar longos meses sem aparecer. Isso é normal e esperado. É como se o corpo estivesse em treinamento para aprender a ciclar.
Pode então variar:
- Irregularidade: meses vem outros meses não
- Duração: Pode variar desde bem curto até mais prolongado, mas em geral entre 2 a 7 dias
- Fluxo: pode ser leve ou mais pesado e pode variar de ciclo para ciclo.
- Sintomas: pode incluir cólicas leves, sensibilidade nos seios, mudança de humor. Dores fortes não são normais veja: https://dracarlakikuchi.com.br/endometriose-dor-infertilidade/
- Cor do sangue: pode variar desde marrom parecido com uma borra de café, vermelho vivo, e vinhoso.
- Frequência: pode ter ciclos desde mais curtos de 21 dias até mais longos com intervalos maiores de meses até.
Após os 2 primeiros anos do ciclo menstrual esperamos que os ciclos se regularizem
E COMO É UM CICLO REGULAR?
O ciclo regular não consiste em menstruar todo mês no mesmo dia. Claro que se a mulher menstrua todos os meses no mesmo dia, podemos dizer que seu ciclo é regular.
Porém se o ciclo da mulher dura entre 28 e 35 dias a regularidade do ciclo é considerada normal!
A duração esperada é entre 2 e 7 dias, menos que 2 dias é pouco e mais que 7 é prolongada.
O fluxo menstrual deve estar entre 30 e 70 mg de sangue durante todo o período menstrual. Ou seja, se precisa trocar de absorvente várias vezes por dia ou durante a noite, caso contrário tem “vazamento” você pode estar diante de um ciclo aumentado.
E PORQUE AS MULHERES CICLAM E MENSTRUAM TODOS OS MESES?
O ciclo feminino do corpo da mulher nada mais é do que o sistema responsável pela reprodução se preparando todos os meses para uma possível gravidez. Ou seja, assim que a mulher começa a menstruar seu corpo será capaz de engravidar.
O ciclo tem fases e cada fase tem uma maior ou menor produção dos hormônios femininos o que implica em sintomas, sinais do corpo que oscilam mês a mês.
- A primeira fase do ciclo menstrual feminino é chamada de fase folicular ou fase menstrual.Nessa fase ocorre a menstruação. A menstruação é a descamação do endométrio (camada que reveste a cavidade dentro do útero), camada essa não mais necessária pois não ocorreu a gravidez e por isso irá descamar. E isso dura entre 3 e 7 dias. Nessa fase os ovários vão começar a receber estímulo do FSH (hormônio folículo estimulante) hormonal para que alguns folículos (locais onde ficam guardados os óvulos) cresçam e formem cistos. Em geral 1 cisto será o dominante (cisto de corpo lúteo) e dele sairá 1 óvulo
- Fase ovulatório ou período fértil. Nessa fase o óvulo sai e a mulher poderá engravidar. Em geral o período fértil ocorre 2 dias antes da ovulação até 2 das depois da ovulação. Nessa fase o óvulo é liberado do ovário e é captado pelas tubas uterinas (ou trompas) e nas tubas que ocorrerá o encontro do óculo feminino e do espermatozoide masculino (nos casos de tentativa de gestação) quando a ovulação ocorre entramos na fase do ciclo menstural que sempre dura 14 dias. Portanto a partir do dia da ovulação uma nova menstruação virá em 14 dias.
- Fase lúte o pré-menstrual: Após a ovulação os hormônios prepararam o endométrio para receber um futuro embrião e é a progesterona (produzida pelo cisto de corpo lúteo) que irá manter o endométrio pronto para receber o embrião. Se a fecundação (encontro entro o óvulo e o espermatozoide) não ocorrer o cisto donde saiu o óvulo (cisto de corpo lúteo) vai regredindo e os níveis de progesterona caem causando uma nova menstruação.
VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO SUA SECREÇÃO VAGINAL ESTÁ INTERLIGADA AO SEU CICLO MENSTRUAL?
A secreção vaginal da mulher muda durante o ciclo menstrual.
É fato que mulheres que usam métodos hormonais para contracepção ou por outros motivos tem uma menor percepção dessas mudanças.
- Fase menstrual: quando vai acabando a menstruação é uma fase na qual a secreção vaginal é mais escassa, na qual a mulher tem pouca ou nenhuma secreção vaginal. Nessa fase a secreção é mais espessa. Pode ser branca ou amarelada.
- Fase folicular até o início da ovulação: secreção mais clara e aquosa a medida que o estrógeno aumenta, junto a secreção irá aumentar
- Fase ovulatória, a secreção pode ser em aspecto de clara de ovo, mais elástica, úmida. Conhecido como muco da fertilidade. Se colocar a secreção entre os dedos ela é elástica. E é assim para facilitar levar os espermatozoides para dentro do útero durante o orgasmo do casal, e facilitar o encontro entre e esperma e óvulos.
- Fase lútea ou pré menstrual: a secreção se torna espessa novamente, pode formar uma “pasta”na calcinha, branca amarelada, mas em quantidade maior do que na fase pós menstrual.
Observar a secreção pode auxiliar mulheres a prevenir uma gestação o ser mais assertivo no seu período fértil no intuito de engravidar. A secreção vaginal normal não tem cheiro forte, pode se misturar ao suor no fim do dia, mas logo após o banho não tem cheiro, nem coça. Se isso ocorrer pode estar diante de um corrimento (https://dracarlakikuchi.com.br/https-dracarlakikuchi-com-br-vulvadorvagina/)
VOCÊ CONHECE AS ALTERAÇÕES DE HUMOR QUE A MULHER PODE PASSAR DURANTE O CICLO MENSTRUAL?
As oscilações hormonais podem ter uma influência importante no humor de algumas mulheres durante o ciclo menstrual. Essas variações afetam os neurotransmissores no cérebro, como a serotonina que regular o humor.
O que sabemos:
- Fase menstrual: mulher pode experimentar alteração do humor como irritabilidade, tristeza, ansiedade, fadiga e até mesmo sinais de depressão. Pelas quedas de estrógeno e progesterona
- Fase folicular: logo após a menstruação: o estrógeno começa a aumentar melhorando o humor e o bem-estar geral. As Mulheres se sentem em geral mais energizadas.
- Fase ovulatória: As mulheres podem ser mais sociáveis, mais confiantes e com maior desejo sexual pelo estímulo do estrógeno. Outras podem experimentar sensibilidade ou irritabilidade
- Fase lutea: Após a ovulação a progesterona aumenta o pode causar irritabilidade, ansiedade, fadiga e alterações de humor. Nessa fase pode estar associado a Síndrome pré-menstrual conhecido como TPM
O ciclo da mulher ocorre de forma semelhante, porém longe de ser igual em cada mulher. Conhecer o seu corpo e os sinais durante o ciclo podem ajudar a entender as fases, sintomas e sinais durante as mudanças do ciclo menstrual, ajudar em programar ou evitar gestações, a notar mudanças negativas ou positivas dos sintomas habituais