Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-whatsapp-chat domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/drac2002/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the happy-elementor-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/drac2002/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
CICLO MENSTRUAL - Dra. Carla Kikuchi - Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica

Dra. Carla Kikuchi – Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica

Eu sou a Dra. Carla Kikuchi e sou ginecologista e especialista no cuidado à mulher desde a adolescência até a melhor idade.

Eu
Meu nome é Carla e eu sou ginecologista em SP e cuido das mulheres desde a adolescência até a melhor idade. Tenho mais de 20 anos de experiência e sou especialista em Cirurgia Minimamente invasiva/Robótica, completei minha formação com Mestrado e Doutorado com tema em laparoscopia na Escola Paulista de Medicina

A mulher inicia seu ciclo menstrual a partir dos ocorre em geral entre 9 a 16 anos.

Dizemos que se antes dos 9 anos a menstruação foi adiantada (puberdade precoce) e se após os 16 anos consideramos que a menstruação está demorando a vir (puberdade tardia).

E COMO SABER SE MINHA FILHA TERÁ PUBERDADE PRECOCE?

O corpo em geral dá sinais de que a criança terá puberdade precoce. Um dos primeiros sinais é o aparecimento de pelos na região púbica (da vulva da criança). O aparecimento isolado de pelos na vulva sem outros sintomas ou exames normais não fecha o diagnóstico de puberdade precoce.

Precisa estar associado a outros sintomas e sinais como:

  • Desenvolvimento do seio (que podem começar a crescer aos 8 anos)
  • Um pico de crescimento rápido, mais cedo do que suas colegas
  • Odor corporal
  • Menstruação antes dos 8 anos

Se aparecer algum desses sinais pode estar a frente de uma puberdade precoce e tanto o pediatra como o ginecologista estarão aptos a realizar o diagnóstico pelo exame do corpo, além de exames de sangue, raio X para idade óssea das mãos e Ultrassonografia pélvica.

E O CICLO MENSTRUAL JÁ COMEÇA JÁ REGULAR?

Os primeiros ciclos menstruais durante os 2 primeiros anos (24 meses) podem ser bem irregulares, ficar longos meses sem aparecer. Isso é normal e esperado. É como se o corpo estivesse em treinamento para aprender a ciclar.

Pode então variar:

  • Irregularidade: meses vem outros meses não
  • Duração: Pode variar desde bem curto até mais prolongado, mas em geral entre 2 a 7 dias
  • Fluxo: pode ser leve ou mais pesado e pode variar de ciclo para ciclo.
  • Sintomas: pode incluir cólicas leves, sensibilidade nos seios, mudança de humor. Dores fortes não são normais veja: https://dracarlakikuchi.com.br/endometriose-dor-infertilidade/
  • Cor do sangue: pode variar desde marrom parecido com uma borra de café, vermelho vivo, e vinhoso.
  • Frequência: pode ter ciclos desde mais curtos de 21 dias até mais longos com intervalos maiores de meses até.

Após os 2 primeiros anos do ciclo menstrual esperamos que os ciclos se regularizem

E COMO É UM CICLO REGULAR?

O ciclo regular não consiste em menstruar todo mês no mesmo dia. Claro que se a mulher menstrua todos os meses no mesmo dia, podemos dizer que seu ciclo é regular.

Porém se o ciclo da mulher dura entre 28 e 35 dias a regularidade do ciclo é considerada normal!

A duração esperada é entre 2 e 7 dias, menos que 2 dias é pouco e mais que 7 é prolongada.

O fluxo menstrual deve estar entre 30 e 70 mg de sangue durante todo o período menstrual. Ou seja, se precisa trocar de absorvente várias vezes por dia ou durante a noite, caso contrário tem “vazamento” você pode estar diante de um ciclo aumentado.

Meu nome é Carla e eu sou ginecologista em SP e cuido das mulheres desde a adolescência até a melhor idade. Tenho mais de 20 anos de experiência e sou especialista em Cirurgia Minimamente invasiva/Robótica, completei minha formação com Mestrado e Doutorado com tema em laparoscopia na Escola Paulista de Medicina

E PORQUE AS MULHERES CICLAM E MENSTRUAM TODOS OS MESES?

O ciclo feminino do corpo da mulher nada mais é do que o sistema responsável pela reprodução se preparando todos os meses para uma possível gravidez. Ou seja, assim que a mulher começa a menstruar seu corpo será capaz de engravidar.

O ciclo tem fases e cada fase tem uma maior ou menor produção dos hormônios femininos o que implica em sintomas, sinais do corpo que oscilam mês a mês.

  1. A primeira fase do ciclo menstrual feminino é chamada de fase folicular ou fase menstrual.Nessa fase ocorre a menstruação. A menstruação é a descamação do endométrio (camada que reveste a cavidade dentro do útero), camada essa não mais necessária pois não ocorreu a gravidez e por isso irá descamar. E isso dura entre 3 e 7 dias. Nessa fase os ovários vão começar a receber estímulo do FSH (hormônio folículo estimulante) hormonal para que alguns folículos (locais onde ficam guardados os óvulos) cresçam e formem cistos. Em geral 1 cisto será o dominante (cisto de corpo lúteo) e dele sairá 1 óvulo
  2. Fase ovulatório ou período fértil. Nessa fase o óvulo sai e a mulher poderá engravidar. Em geral o período fértil ocorre 2 dias antes da ovulação até 2 das depois da ovulação. Nessa fase o óvulo é liberado do ovário e é captado pelas tubas uterinas (ou trompas) e nas tubas que ocorrerá o encontro do óculo feminino e do espermatozoide masculino (nos casos de tentativa de gestação) quando a ovulação ocorre entramos na fase do ciclo menstural que sempre dura 14 dias. Portanto a partir do dia da ovulação uma nova menstruação virá em 14 dias.
  3. Fase lúte o pré-menstrual: Após a ovulação os hormônios prepararam o endométrio para receber um futuro embrião e é a progesterona (produzida pelo cisto de corpo lúteo) que irá manter o endométrio pronto para receber o embrião. Se a fecundação (encontro entro o óvulo e o espermatozoide) não ocorrer o cisto donde saiu o óvulo (cisto de corpo lúteo) vai regredindo e os níveis de progesterona caem causando uma nova menstruação.

VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO SUA SECREÇÃO VAGINAL ESTÁ INTERLIGADA AO SEU CICLO MENSTRUAL?

A secreção vaginal da mulher muda durante o ciclo menstrual.

É fato que mulheres que usam métodos hormonais para contracepção ou por outros motivos tem uma menor percepção dessas mudanças.

  1. Fase menstrual: quando vai acabando a menstruação é uma fase na qual a secreção vaginal é mais escassa, na qual a mulher tem pouca ou nenhuma secreção vaginal. Nessa fase a secreção é mais espessa. Pode ser branca ou amarelada.
  2. Fase folicular até o início da ovulação: secreção mais clara e aquosa a medida que o estrógeno aumenta, junto a secreção irá aumentar
  3. Fase ovulatória, a secreção pode ser em aspecto de clara de ovo, mais elástica, úmida. Conhecido como muco da fertilidade. Se colocar a secreção entre os dedos ela é elástica. E é assim para facilitar levar os espermatozoides para dentro do útero durante o orgasmo do casal, e facilitar o encontro entre e esperma e óvulos.
  4. Fase lútea ou pré menstrual: a secreção se torna espessa novamente, pode formar uma “pasta”na calcinha, branca amarelada, mas em quantidade maior do que na fase pós menstrual.

Observar a secreção pode auxiliar mulheres a prevenir uma gestação o ser mais assertivo no seu período fértil no intuito de engravidar. A secreção vaginal normal não tem cheiro forte, pode se misturar ao suor no fim do dia, mas logo após o banho não tem cheiro, nem coça. Se isso ocorrer pode estar diante de um corrimento (https://dracarlakikuchi.com.br/https-dracarlakikuchi-com-br-vulvadorvagina/)

VOCÊ CONHECE AS ALTERAÇÕES DE HUMOR QUE A MULHER PODE PASSAR DURANTE O CICLO MENSTRUAL?

As oscilações hormonais podem ter uma influência importante no humor de algumas mulheres durante o ciclo menstrual. Essas variações afetam os neurotransmissores no cérebro, como a serotonina que regular o humor.

O que sabemos:

  1. Fase menstrual: mulher pode experimentar alteração do humor como irritabilidade, tristeza, ansiedade, fadiga e até mesmo sinais de depressão. Pelas quedas de estrógeno e progesterona
  2. Fase folicular: logo após a menstruação: o estrógeno começa a aumentar melhorando o humor e o bem-estar geral. As Mulheres se sentem em geral mais energizadas.
  3. Fase ovulatória: As mulheres podem ser mais sociáveis, mais confiantes e com maior desejo sexual pelo estímulo do estrógeno. Outras podem experimentar sensibilidade ou irritabilidade
  4. Fase lutea: Após a ovulação a progesterona aumenta o pode causar irritabilidade, ansiedade, fadiga e alterações de humor. Nessa fase pode estar associado a Síndrome pré-menstrual conhecido como TPM

O ciclo da mulher ocorre de forma semelhante, porém longe de ser igual em cada mulher. Conhecer o seu corpo e os sinais durante o ciclo podem ajudar a entender as fases, sintomas e sinais durante as mudanças do ciclo menstrual, ajudar em programar ou evitar gestações, a notar mudanças negativas ou positivas dos sintomas habituais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×