A cirurgia robótica á realizada pelo cirurgião. E no caso da ginecologia, é o cirurgião ginecológico quem realiza as cirurgias de endometriose, histerectomia, cistos e entre outros.
Meu nome é Carla e sou ginecologista e cirurgiã e realizo cirurgias via robótica
Meu nome é Carla e eu sou ginecologista em SP e cuido das mulheres desde a adolescência até a melhor idade. Tenho mais de 20 anos de experiência e sou especialista em Cirurgia Minimamente invasiva/Robótica, completei minha formação com Mestrado e Doutorado com tema em laparoscopia na Escola Paulista de Medicina
O que é uma Cirurgia Minimamente Invasiva/Cirurgia Robótica?
A Cirurgia Robótica se enquadra no termo Cirurgia Minimamente Invasiva. Mas Afinal, o que é isso?
São todas as cirurgias que oferecem pequenas incisões, melhor recuperação e volta precoce as suas atividades diárias. As incisões no caso das cirurgias ginecológicas são no abdome, depende caso a caso a depender da cirurgia a ser realizada.
https://www.jmig.org/article/S1553-4650(12)01332-5/fulltext
E qual a melhor via, o melhor tipo de cirurgia? Cirurgia aberta ou Robótica?
O melhor tipo é o que resolverá definitivamente seu problema, com melhor recuperação e menores riscos de complicação.
Assim se for possível o ideal é realizar a cirurgia dessa forma, e é o tipo de cirurgia que realizo nas minhas pacientes.
Mas Dra. Carla mas aqui onde eu moro não tem.
Então, o seu problema pode ser resolvido por uma cirurgia aberta, tipo cesárea? Algumas vezes pode sim. Porém posso afirmar que a sua recuperação será mais lenta e a depender da doença, por exemplo, ser for o caso de uma Endometriose, pode ser que alguma lesão possa ficar por melhor que seja o médico que te opere.
Mas quem faz a cirurgia robótica é você? ou é um robô?
Uma dúvida que recebo é se a cirurgia robótica é realizada por um robô.
Na verdade, a cirurgia é realizada pelo cirurgião usando braços de um robô como mostro abaixo. Nesse momento estou paramentada (esteril) junto com auxiliar médico e a enfermeira está aproximando os braços de robô encapados em um plástico estéril. Vamos então acoplar os braços robóticos nas pinças já posicionadas por mim e pelo meu colega.
A ginecologista cirurgiã ficará sentada em um console de controle, que envia comandos aos braços robóticos, que são equipados com instrumentos cirúrgicos.
Os braços robóticos são instalados também pelo cirurgião e sua equipe, como na imagem abaixo
Assim o cirurgião controla os movimentos dos instrumentos conectados aos braços do cirurgião e através das mãos e dos pés do cirurgião, envia comando aos braços e recebe uma visão ampliada do local da cirurgia tridimensional fornecida por uma câmera miniaturizada.
A imagem do console do robô é muito mais real auxiliando em realizarmos uma cirurgia com maior precisão, menor sangramento e menores chances de lesões inadvertidas.
Os braços robóticos têm articulações que reproduzem a amplitude de movimento humana e filtram os tremores, resultando em procedimentos mais precisos e menos invasivos.
As Pinças utilizadas são delicadas auxiliando também na precisão e melhores resultados.
https://dracarlakikuchi.com.br/endometriose-dor-infertilidade/
E como é feita a anestesia?
A anestesia são sempre anestesia geral e por vezes associamos a raquianestesia ou a peridural. Isso quem definirá será o cirurgião junto ao anestesista caso a caso, porém anestesia geral sempre.
Assim a via robótica vem se confirmando como excelente via cirúrgica na ginecologia.
E como se preparar para a cirurgia?
Ficam algumas dicas:
- Pré operatório: Cuide da alimentação, de preferência com alimentos com menos fibras, acúcar e farinha. Se programe para poder repousar por 15 dias. Muito importante estar programada para repousar, algumas cirurgias exigem maiores restrições (como quando retira-se o útero ou resseca o intestino ou endometrioses) e outras menos (casos de cistos ovarianos). Converse e tire todas as suas dúvidas. É muito importante estar seguro antes de passar por uma cirurgia. Discuta todos os benefícios e riscos que a cirurgia pode trazer.
- Durante a internação: Siga as orientações médicas! Cada cirurgia demanda cuidados diferentes.
- Pós operatório. Em geral 15 dias são de repouso mais intenso e em geral com 30 dias pode-se voltar as atividades habituais. Quando ocorre a retirada total do útero a cúpula da vagina pode demorar em média 40 dias para cicatrizar. Não fique com dúvidas, converse com seu médico
- Eu recomendo acompanhamento nutricional no pré e pós operatório pode auxiliar na cicatrização, no funcionamento intestinal precoce e uma melhor recuperação
Depoimentos
Vejam os comentários
Respostas de 2